domingo, 29 de maio de 2011

Santugri: Histórias de Mandinga e Capoeiragem

Vez ou outra indico livros aqui. São livros sobre a história da capoeira, sua filosofia, seus benefícios, histórias de mestres...

Mas quem gosta de ler sabe que ler também é lazer, uma distração, uma viagem. Por isso já estava mais que na hora de indicar uma ficção.

Santugri: Histórias de Mandinga e Capoeiragem, de Muniz Sodré, reúne 18 contos nos quais a magia da África negra, representada no Brasil pela capoeira e pelo candomblé, são a inspiração.

O livro propõe uma visão autêntica, e muito bem-humorada da cultura negra e, de um modo simples e envolvente, o autor apresenta o universo de personagens marcados por esta cultura.

A obra foi publicada originalmente em 1988 e, agora, em nova edição, conta com dois contos inéditos: A filha de Obá e O cágado na cartola. No primeiro, Edna, uma mulher que vem da uma família de tradição no candomblé, embora não siga a religião, "brinca" com sua mitologia para decifrar os que estão a sua volta. O segundo conto, aborda a história de um pescador, João “Changue” Souza, que para equilibrar o orçamento também atua como mágico em festas infantis.

O jornalista e escritor baiano Muniz Sodré também é autor do livro Mestre Bimba - Corpo de Mandinga, publicado em 2002.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO