segunda-feira, 25 de abril de 2011

Capoeira também é dança

DanceBrazil
Uma vez me disseram que capoeira não é dança. É apenas luta disfarçada em dança. É sem dúvida uma afirmação com fundamento, já que foi a necessidade de disfarçar que incorporou a dança e a música à capoeira. Mas, agora, tem como separar?

Mas o triste mesmo é que a pessoa que fez essa afirmação, a fez com um sorriso triunfante de quem se livra de algo que está atrapalhando. Como se a face "dança" da capoeira desvalorizasse a face "luta".

Encontrei o vídeo abaixo, do grupo nova-iorquino DanceBrazil, e trouxe aqui para mostrar duas coisas:

1- O potencial de dança que a capoeira tem;

2- O valor que a dança, assim como os demais elementos, agrega à capoeira.

Espero que gostem.


DanceBrazil from Tiba on Vimeo.

5 comentários:

Psico disse...

Oi Venusiana! Muito legal o vídeo. O diretor é um Mestre de capoeira! É o Mestre Jelon, do Grupo Capoeira Brasil, que tem como presidente o Mestre Boneco. Gosto muito como ele coloca os elementos de capoeira na coreografia. Show mesmo! :)
Ah! Vou postar lá no blog, com devidos créditos. Posso?

Venusiana disse...

Com certeza! Nem precisa perguntar. E por falar no Mestre Boneco, você viu que ele estreia uma série amanhã na TV Brasil? Está no post de hoje:
http://capoeiradevenus.blogspot.com/2011/05/serie-capoeira-estreia-na-tv-brasil.html

Abraço!

Psico disse...

Não custa perguntar, né? Nem que seja por educação... hehehehe!
Já vou lá conferir o post! Hehehehe!
Abração!

Anônimo disse...

Que beleza! qta informação num blog só...parabéns Venusiana! Adorei o video sobre capoeira e dança! Acabei de defender uma tese na França sobre o lado dançante da capoeira, a mais genuinamente brasileira. Há muitas coisas escritas sobre isso...
Sobre a série na TV não vou perder...obrigada!!
Abração, Ballet.

Venusiana disse...

Que bom que gostou, Ballet! E muito legal saber da sua tese. Seria muito legal que ela ficasse disponível para pesquisas, é um tema muito interessante! Parabéns!

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO