segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rodas de Capoeira – Arte e Patrimônio em Florianópolis

A antropóloga e capoeirista María Eugenia Domínguez lançou ontem o livro Rodas de Capoeira – Arte e Patrimônio em Florianópolis, pela Editora Contraponto.

O lançamento foi na Barca dos Livros, em Florianópolis.

O livro
Além de consultar documentos e historiadores, para escrever Rodas de Capoeira – Arte e Patrimônio em Florianópolis, María Eugenia Domínguez realizou 30 entrevistas com os mestres que vivem em Florianópolis. O resultado é uma publicação dividida em quatro partes:

* Rodas da Cidade: Mapeia e descreve as onze rodas de rua de Florianópolis, abordando suas histórias, características e constituição atual.

* O Trabalho do Capoeira: Aborda o universo das atividades do capoeira, a luta pelos direitos profissionais, e conta também com considerações sobre a filosofia e a ética da capoeira.

* Pinceladas da Memória: Apresenta a trajetória e depoimentos de importantes capoeiristas da cidade.

* Arte e patrimônio: Aborda a luta contra a repressão e discriminação da capoeira e as vitórias obtidas nesse sentido, destacando o registro da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, a publicação terá sua primeira edição, de mil exemplares, distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas, universidades e multiplicadores.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO