quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Pelé da Capoeira

Mestre Pelé da Bomba
Já está a venda o livro O Pelé da Capoeira, autobiografia de Natalício Neves da Silva, o Mestre Pelé da Bomba.

A obra foi lançada no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, no último dia 5, e está à venda por R$ 40 na sede da Associação de Capoeira Angola, localizada em frente ao Teatro Miguel Santana, no Pelourinho.

Aos 76 anos de idade, Mestre Pelé da Bomba tem 64 anos de capoeira angola. Começou na capoeira logo após a 2ª Guerra Mundial, em 1946, na rampa do antigo Mercado Modelo, na Cidade Baixa, em Salvador. Seu mestre, já falecido, foi Bugalho, um dos maiores tocadores de berimbau da Bahia.

No livro, Pelé da Bomba conta toda sua trajetória, desde seu nascimento, e relata suas experiências. Fala sobre o aprendizado com Mestre Bugalho, as participações nas festas de largo da cidade, as famosas roda de capoeira, o samba de roda na Bahia, entre outros relatos.

Conhecido nas rodas como Gogó de Ouro, pela voz inconfundível, mestre Pelé ganhou o apelido "Bomba" quando lecionava na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Hoje a academia criada por Pelé da Bomba conta com uma filial na Alemanha, comandada por seu filho, Mestre Couro Seco. Os convites para a realização de palestras e apresentações são frequentes, no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO