terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os capoeiristas das HQ's

As histórias em quadrinhos têm mais heróis capoeiristas do que eu supunha. E imagino que os capoeiristas da vida real não conhecem boa parte dos representantes da nossa arte nas HQ's.

Embora eu esteja longe de ser uma especialista em quadrinhos, resolvi assumir a tarefa de apresentar esses heróis (ou pelo menos a parcela que eu conseguir) aos capoeiras. Aceito contribuições, portanto se você conhece algum herói que eu não citei, não esqueça de comentar.

A listagem abaixo inclui apenas heróis nacionais. Espero que gostem:

Corcel Negro
Santiago, o Corcel Negro, é um super-herói capoeirista, surdo-mudo e mutante, capaz de adaptar habilidades alheias. Jogado numa espécie de "espiral do tempo", ele vive aventuras em diferentes épocas e locais da história, o que permite a criação de roteiros bem ricos.

O Corcel Negro foi criado por Alcivan Gameleira em 2004 e seus fanzines são publicados pela editora independente Júpiter II.

Capoeira Negro
Criado por Alex Cruz, o Capoeira Negro usa a capoeira para combater o crime.

Seu primeiro número foi publicado pela Editora Júpiter II em setembro de 2008 e, no final de agosto de 2010, após quase dois anos de espera, foi lançado o segundo número, onde o herói capoeirista enfrenta uma quadrilha de sequestradores.

O texto é de Antonio Pereira Mello.

Aú, o Capoeirista
Criação do cartunista baiano Flávio Luiz, o Aú já é velho conhecido de quem acompanha o Capoeira de Vênus desde o início.

O herói é um capoeirista de 16 anos, muito simpático e corajoso, que está sempre acompanhado de de Licuri, seu mico de estimação.

Sua primeira aventura, na qual Aú enfrenta um sequestrador, foi lançada em livro em outubro de 2008 e o blog do Aú promete uma nova publicação em breve.

Histórias de Tio Alípio e Kauê
Kauê é um menino de 10 anos que, mesmo tão jovem, já ajuda a família vendendo geladinho pelas ruas da cidade. Às sextas-feiras, ele se encontra com Tio Alípio para acompanhá-lo na confecção de berimbaus.

Com tio Alípio, Kauê aprende muito sobre a história, a filosofia e os fundamentos da Capoeira.

Mais um que já foi tema de post no Capoeira de Vênus, o livro Histórias de Tio Alípio e Kauê: O Beabá do Berimbau, de Márcio Folha, foi lançado em outubro de 2009 e, até o momento, não há previsão de lançamento de um segundo volume.

Meia-Lua, o Rei da Capoeira
Personagem criado por Julio Shimamoto, Meia-Lua tinha suas aventuras publicadas na revista Kiai, da Editora Grafipar.

Atualmente, tanto a revista quanto o personagem não existem mais, talvez por isto não consegui detalhes sobre o Meia-Lua. É Pena.

6 comentários:

Psico disse...

Bel legal o post! Outros veículos em que a capoeira tem sido bem divulgada são os filmes e os vídeogames! Um dos filmes de Tonny Jaa (O protetor, se não me engano) e Tekken (este baseado em um jogo de videogame, do mesmo nome) e os jogos Tekken e um outro que também não recordo o nome, em que aparece o Mestre Vuê, do grupo Água de Beber, como o Mestre do herói do jogo são exemplos disso. Legal ver a nossa capoeira conquistando seu espaço!! :)
Parabéns pelo post! Bem legal!

Papagaio Preto disse...

Falando em video-game, no jogo Fatal Fury: Real About tem um personagem que é capoeirista e segurança de um bar chamado Bob que é aluno de um outro personagem da franquia chamado Richard Mayer. E para efeito de curiosidade, o personagem Blanka da série Street Fighter para quem não sabe o estilo de luta dele é capoeira!

Venusiana disse...

Dos filmes eu até estou razoavelmente inteirada, mas o campo dos games é um território quase totalmente desconhecido para mim.

Adorei as informações que vocês trouxeram, despertou meu interesse. Vou procurar me inteirar mais do assunto.

Valeu!

Psico disse...

Putz! O Blanka como capoeirista tá devendo muito! Hehehehe!! O cara nem ginga tem! Sobre o game do Mestre Vuê:
http://www.youtube.com/watch?v=WyF8dFMkTlY

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/novo-jogo-de-videogame-retrata-capoeira-e-escravidao-04023464E0917326?types=A&

Espero que tenha utilidade! ;)
Abraço!

Venusiana disse...

Se tem utilidade? Claro que sim! O propósito aqui é justamente trocar informações.

Esse link do Uol eu já tinha visto um tempo atrás. Eu fiz post do Capoeira Legends quando foi lançado: http://capoeiradevenus.blogspot.com/2009/02/capoeira-no-video-game.html

Esse outro vídeo eu nunca tinha visto. É bem legal para mim, que não joguei (estou me devendo isso, rs), ter uma noção melhor de como é.

Abraço

jerre (prof.Alemão capoeira Raça-RN) disse...

axé camaradas!!! salve a capoeira!!! ...muito bom o post... bom mesmo!1 eu que sou um afcionado das hqs, não sabia que tinha todos esses personagens csapoeiristas...é a capoeira ganhando o mundo!! valeu pelo post. axé!!

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO