quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Enfim: O que é a Capoeira Anglo-Regional?

Promessa é dívida. Por isso hoje estou aqui para dizer o que descobri sobre a Capoeira Anglo-Regional, que aparece como o segundo estilo mais praticado nos dados preliminares do Mapeamento da Capoeira feito pelo Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, conforme dados do site Brasilturis.

Se você não leu o post Alguém pratica Capoeira Ango-Regional eu indico que leia para entender melhor do que estou falando.

Ango-Regional ou Anglo-Regional?

Antes de mais nada, eu quero esclarecer que confirmei que o nome correto do estilo de capoeira que, de acordo com o mapeamento é o segundo mais praticado, é mesmo Anglo-Regional.

Conferi no site Capoeira da Bahia, site oficial do mapeamento, as opções de estilos apresentadas. Consta lá "Anglo-Regional" e nada de Ango-Regional, o que me faz crer que houve apenas um erro de digitação no site Brasilturis onde vi a informação sobre os dados preliminares do mapeamento.

A origem da Capoeira Anglo-Regional

Conforme informações do blog Gingando com Mestre Pirajá, a Capoeira Anglo-Regional foi Criada em 1969, no Recife, por Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o próprio Mestre Pirajá, quando o mesmo fundou o Grupo Senzala de Capoeira (de Pernambuco).

Em seu novo grupo, Mestre Pirajá fundiu a capoeiragem que aprendeu com seu tio Luiz Naval, em Recife (uma capoeira sem berimbau e com características específicas), os golpes e mandingas da Angola, as cinturas desprezadas da Capoeira Regional e as experiências de jogo que aprendeu no Rio de Janeiro, junto ao Mestre Travassos e outros capoeiristas da época.

Desta fusão nasceu a maneira própria de Mestre Pirajá ensinar e jogar, à qual ele deu o nome de Anglo-Regional ou Capoeira Pernambucana.

Tentei contatar o Mestre Pirajá em 23 de agosto, para aprofundar ainda mais no assunto e tirar dúvidas sobre outras versões da história e informações divergentes, mas não obtive retorno.

Enquete
A enquete: Qual estilo de capoeira você pratica?, motivada pelo estranhamento que os dados preliminares do mapeamento me causou, continua ativa até o dia 13 de setembro.

Se você ainda não votou, vote.

Após o encerramento comento os resultados e falo mais sobre como é feito o Mapeamento da Capoeira do Escritório Internacional de Capoeira e Turismo.

4 comentários:

Psico disse...

Oi Venusiana!
Muito legal e esclarecedor o post. Confesso que fiquei curioso para saber um pouco mais sobre a "capoeira pernambucana" de Mestre Pirajá. escutamos sempre as histórias de Nascimento Grande e de outros valentões do Recife Antigo, mas pouco se diz sobre como é praticada essa capoeira. Se tiver como aprofundar mais sobre o assunto fico grato! :)

Papagaio Preto disse...

Agora ficou um pouco mais claro para nós leitores do blog, muito interessante este assunto, continuarei acompanhando a sua pesquisa. Abraços

Venusiana disse...

É, realmente um tema pouco comentado, talvez até por isso me despertou tanto interesse.
Não desisti de saber mais e se eu conseguir me aprofundar, com certeza vou compartilhar aqui.

E obrigada pelo incentivo, pessoal. É muito importante! :)

Conselheiro Mestre Espinhela disse...

Sou Mestre da Capoeira Anglo-Regional, Criada pelo Grã Mestre Pirajá no Morro da Conceição, Recife Pernambuco.Atual Gestor da União dos Capoeiras Leão do Norte (UNICALEN)

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO