segunda-feira, 19 de julho de 2010

Em Projeto: Dia da Capoeira no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segunda discussão, no início do mês, o Projeto de Lei 142/10, que institui no Paraná o Dia Estadual da Capoeira e Ofício dos Mestres, no dia 20 de setembro.

O Projeto de Lei ainda vai passar por mais uma discussão e aprovação da redação final, antes de ser encaminhado ao governador Orlando Pessuti, para sanção ou veto.

A melhor parte é que o projeto, de autoria da deputada Beti Pavin (PMDB), determina que o Poder Executivo incentive parcerias entre as entidades representativas de capoeira e a iniciativa privada para a realização de reuniões, palestras e apresentações.

Mas por que dia 20?
O Projeto de Lei 142/10 não chega a justificar a data. Do mesmo modo que a Lei 4.649/85 não justifica por que o dia 03 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Capoeirista, em São Paulo.

No Rio de Janeiro, o Dia Estadual da Capoeira é 23 de novembro. Acredito que a data seja uma homenagem ao aniversário do Mestre Bimba, e não apenas mera coincidência.

Torço pela criação do Dia Nacional da Capoeira, mas espero de coração que a data não seja escolhida em um Uni-Duni-Tê, mas que faça sentido para nós capoeiristas.

Um comentário:

Josy Nunes disse...

Oi,
Amiga, Venusiana,
uma boa notícia esta, também torço muito pela criação do dia da capoeira em uma data que faça algum sentido para os mestres, alunos e os amantes dessa arte. Como baiana da gema adoro uma roda de capoeira. Bjos no coração, feliz dia do Amigo e fica com Deus

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO