quinta-feira, 22 de julho de 2010

A capoeira como esporte e outras conquistas

O presidente Lula sancionou, na última terça-feira, dia 20, o Estatuto da Igualdade Racial.

Entre outros pontos, o estatuto reconhece a capoeira como esporte, torna obrigatória a disciplina História da África e o Negro no Brasil no Ensino Médio e Fundamental e proíbe exigências que se refiram a aspectos étnicos para vagas de empregos.

Na semana anterior, no dia 13, o presidente já havia sancionado a Lei 12.287, de autoria do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), que possibilita o ensino da arte e cultura regionais na educação básica.

Batizada de "José Gomes Sobrinho" em homenagem ao poeta, músico, escritor e defensor da cultura regional em Tocantins, a Lei deve reforçar a ligação do povo com sua cultura, levando para a sala de aula informações sobre manifestações culturais brasileiras como o frevo, a capoeira, folia de reis e o carnaval.

Embora o texto final do Estatuto da Igualdade Racial tenha causado insatisfação dentro do Movimento Negro, vejo com bons olhos as aprovações e acredito que, ao menos na educação, as duas aprovações juntas devem trazer mudanças significativas.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO