quinta-feira, 17 de junho de 2010

Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial

Depois de sete anos de tramitação, foi aprovado ontem no Senado o Estatuto da Igualdade Racial, faltando agora apenas a sanção do presidente Lula.

O projeto de lei 213/03, do senador Paulo Paim, (PT/RS). reconhece a capoeira como esporte e prevê recursos para sua prática, e engloba também:

* a implantação da disciplina História da África e o Negro no Brasil em todas as escolas públicas e privadas, para o Ensino Médio e Fundamental;
* a criação de linhas especiais de financiamento público para quilombolas;
* a proibição de exigências que se refiram a aspectos étnicos para vagas de empregos;
* a criação de ouvidorias em defesa da igualdade racial;
* a prática livre de cultos religiosos de origem africana;
* punição para a prática de racismo na Internet.

Na Câmara dos Deputados o Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado em setembro de 2009 e, desde então os deputados já tinham tirado do texto original a previsão de cotas para negros em universidades, televisão e filmes.

No senado também foi excluída a criação de cotas em empresas e em partidos. As exclusões são motivo de polêmica e insatisfações dentro do movimento negro.

Atualizado em 22/07/2010:
Volto aqui para dizer que o Estatuto da Igualdade Racial foi finalmente sancionado pelo Presidente Lula no dia 20 de julho de 2010, sem mais vetos.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO