segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mestre Pastinha

Mestre PastinhaFoi em 5 de abril de 1889 que nasceu, em Salvador, aquele que viria a ser o ícone da Capoeira Angola: Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, filho do espanhol José Señor Pastinha e da baiana Dona Maria Eugênia Ferreira.

Pastinha conheceu a capoeira aos 8 anos de idade. Seu professor foi Benedito, um africano que viu, da janela de sua casa, Pastinha apanhando de um menino maior. Com os ensinamentos de Benedito, Pastinha aprendeu a se defender e ganhou o respeito do seu rival.

Na adolescência, foi matriculado pelo pai na Escola de Aprendizes Marinheiros, onde ficou até os 20 anos e ensinou capoeira aos colegas.

Ao voltar da Marinha, Pastinha exerceu o ofício de pintor profissional, chegando a dar aula de pintura de quadros a óleo. Mas, paralelamente, continuava se dedicando à capoeira.

Em 23 de fevereiro de 1941, aos 51 anos de idade, Mestre Pastinha inaugurou o Centro Esportivo de Capoeira Angola no Largo do Pelourinho. O uniforme de seus alunos era composto de calças pretas e camisas amarelas, as cores do Ypiranga Futebol Clube, o time do coração de Pastinha.

Dos ensinamentos de Mestre Pastinha se formaram grandes mestres angoleiros, como João Pequeno, João Grande, Valdomiro Malvadeza, Albertino da Hora, Raimundo Natividade, Gaguinho Moreno, Francisco 45, Pessoa Bá-Bá-Bá,Trovoada, Bola Sete, entre outros.
Capa do Livro de Pastinha, por Carybé
Pastinha também escreveu um livro, Capoeira Angola, lançado em 1964, pela Gráfica Loreto, com prefácio de Jorge Amado e capa de Carybé.

Faleceu em 13 de novembro de 1981 em Salvador. Estava cego há vários anos, mas nunca abandonou a capoeira e seus discípulos.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO