sexta-feira, 26 de março de 2010

Não deixe a câimbra te atrapalhar

Dolorosas, as câimbras atrapalham em qualquer atividade físicaÉ claro que não existe uma dor gostosa, mas tem dor mais desperadora do que a câimbra? Ela vem de repente, às vezes durante os treinos e outras até mesmo na hora de dormir. E ninguém sossega enquanto ela não vai embora.

Essa dor irritante é resultado de uma contração involuntária de um músculo ou grupo muscular. Normalmente as partes do corpo mais atingidas são as panturrilhas (batata da perna), os músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.

Causas e precauções

Muitas vezes as câimbras (ou cãibras) estão relacionadas à prática esportiva, por isso podem ser comuns em atletas. Pode, mas não deve, e evitar muitas vezes é simples. Para isso é bom conhecer as causas:

* Carência de nutrientes no organismo:
Existem controvérsias sobre qual é o principal nutriente cuja falta no organismo pode levar às câimbras. Uns defendem que é o potássio, outros o magnésio, outros o sódio.

Mas o ideal mesmo é manter o corpo ok, com uma alimentação equilibrada e completa, com frutas, legumes, verduras e cereais.

A banana é nossa amigaTambém é importante beber muita água para se manter sempre hidratado, especialmente durante os exercícios. Água de coco ou isotônicos são indicados pois além de hidratar também repõem os sais minerais eliminados no suor.

A banana, tão famosa combatente das câimbras, costuma ajudar e pode consumida pelo menos uma hora antes dos treinos.

* Uso de diuréticos:
Esse item está ligado a falta de hidratação, já abordada no primeiro item. Mas vale a pena esclarecer.

Atletas que utilizam diuréticos para perder peso e se encaixar em determinada categoria estão mais propensos a ter câimbras, assim como quem usa diuréticos por outras necessidades ou recomendação médica também.

* Excesso de atividade física:
Ocorre especialmente com quem tá começando a treinar, ou ficou muito tempo sem praticar esportes e retorna querendo tirar o atraso de uma vez.

É importante respeitar os limites do corpo.

* Falta de alongamento:
Alongar os músculos também ajuda a prevenir as câimbras. O ideal é fazer alongamento antes e depois dos exercícios. Quem sofre com câimbras noturnas, também deve fazer alongamento antes de dormir.

* Outras causas:
As câimbras podem ter outras causas sem nenhuma relação, direta ou indireta, com o esporte.

Algumas possíveis causas são: gravidez, doenças vasculares, movimentos repetitivos no trabalho, longos períodos parado em posição inadequada, efeito colateral de alguns medicamentos, doenças neuromusculares, insuficiência renal, alcoolismo, anemia, diabetes, entre outras.

Portanto se você tomar os cuidados acima e continuar sentindo muitas câimbras, o ideal é procurar um médico.

Mas o que fazer quando a câimbra vem?

Na hora "H" o ideal é alongar e massagear o músculo, para aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea. Descanse um pouco e reponha os nutrientes, com água de coco ou isotônicos.

Fontes:
Esporte de Aventura
MD Saúde
Total Sport
Wikipédia

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO