sexta-feira, 5 de março de 2010

As fitinhas do Bonfim na Europa

Deu no Terra e no site do Estadão: as fitinhas do Senhor do Bonfim agora são moda em Paris e Londres, sendo vendidas por preços que variam entre 0,50 a 5 euros, e quando customizadas, os preços podem chegar a 25 euros (pouco mais de R$ 60).

Aproveitando a deixa, fui pesquisar a história das famosas fitinhas.

Segundo a Wikipédia, a fita original foi criada em 1809 e era conhecida como medida do Bonfim, pois tinha 47 centímetros de comprimento, a medida exata do braço direito da imagem de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, esculpida em Setúbal, Portugal, no século XVIII e postada no altar-mor da famosa igreja baiana.

Confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada, a medida do Bonfim era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos.

Não se sabe exatamente quando houve a mudança para a fita de pulso, mas em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada em Salvador.

Mais Curiosidades:
* De acordo com a Wikipédia, cada cor em que é encontrada a fita do Senhor do Bonfim simboliza um Orixá. Verde escuro para Oxossi, azul claro para Iemanjá, amarelo para Oxum, e assim por diante.

* Segundo o Estadão, as fitinhas, tão baianas, são produzidas em sua maioria na cidade de Sumaré, no Interior Paulista.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO