segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A origem do Frevo

É Carnaval e, em Recife, a festa "ferve". É daí que vem o nome do frevo.

O próprio frevo vem da junção de ritmos como a polca, a marcha, o maxixe, o dobrado e a capoeira. O resultado todo mundo conhece: um ritmo acelerado, sem letra, com passos difíceis e acrobáticos e uma inseparável sombrinha.

Origem
Foi no final do século XIX que surgiram os primeiros clubes carnavalescos e as primeiras bandas de músicas marciais em Pernambuco, com seus dobrados, marchas e polcas.

Perseguidos pela polícia, os capoeiristas adaptavam seus movimentos aos ritmos executados e carregavam como armas as madeiras, que sustentavam os símbolos dos grupos carnavalescos, ou guarda-chuvas, de onde vêm as sombrinhas coloridas que hoje são o símbolo do frevo e do carnaval Pernambucano.

Assim foi semeada a semente que foi cultivada até o nascimento do frevo, que teria ocorrido entre 1909 e 1911, segundo referências que encontrei, mas que teve os seus cem anos comemorados em 2007, havendo, portanto muitas controvérsias sobre a data.

Mas com cem anos ou não, foi em 2007 que o frevo foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN.


Fontes:
Brasil Mitos e Lendas
Wikipedia
Fotopages
Blog do Saïd Dïb

3 comentários:

Anônimo disse...

nao sei o que e origem
mais acho que esse texto
esta bem resumido ou contado
caroline rodrigues goms
e.e.prof.hadla feres 6 ano

Anônimo disse...

BEM,DEVERIA TER MAIS SOBRE A ORIGEM DO FREVO PRA QUEM FOR FAZER
UM TRABALHO ESTA MUITO RESUMIDO....

Anônimo disse...

É MUITO INTERESSANTE O FREVO.SABEMOS TAMBÉM QUE ESTE ESTILO PERNAMBUCANO DE CARNAVAL É UM TIPO DE MARCHINHA BASTANTE ACELERADA,APESAR DE PARECER TAO SIMPLES AO OLHAR DA PESSOAS,ESTES PASSOS SÃO BEM COMPLICADOS....O FREVO E ENCANTADOR.... ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTE COMENTÁRIO...BJSSSS... ANNY BRITO.

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO