segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Capoeira Gospel

Já faz um tempo que eu queria saber o que é Capoeira Evangélica, mas em uma primeira tentativa, não encontrei muito sobre o assunto. Ao ler alguns dias atrás no site Bem Paraná sobre um encontro de Capoeira Gospel, lembrei dessa curiosidade e fui novamente atrás de informação.

Não encontrei nenhum texto destinado a dizer com todas as letras o que é a Capoeira Gospel, como surgiu e quais suas características, então resolvi eu mesma criar um texto sobre o assunto, o mais esclarecedor possível.

Para isso contei com a ajuda dos mestres Chocolate e Pantera, com quem conversei via e-mail, além de informações espalhadas por esse mundão que é a internet. O resultado vale a pena conferir.

Mas afinal, o que é a Capoeira Gospel?

Associação de Capoeira Nova Visão no VII Campeonato Paulista - Arquivo do GrupoA Capoeira Gospel, Capoeira Evangélica ou Capoeira Cristã não é um novo estilo de capoeira, mas um movimento de evangelização. Como disse Altair José dos Santos, o Mestre Chocolate, a capoeira é e sempre será capoeira, a forma de uso é que pode ser diferente. Neste caso, trata-se da capoeira que nós conhecemos, usada para os fins cristãos de evangelizar e louvar à Deus.

Não sendo um estilo, também não há como definir características específicas. Cada grupo cristão tem a sua forma de adaptar a capoeira à finalidade de evangelização, alguns de forma mais radical, outros de forma mais cuidadosa, com a preocupação de manter ao máximo as tradições da capoeira, mas sem ferir os princípios religiosos do praticante.

De uma forma geral, as músicas são o principal foco de mudanças, mas enquanto alguns grupos trocam as cantigas de capoeira por cânticos evangélicos, outros apenas excluem da roda músicas que citam santos e orixás. Obviamente não são utilizados sinal da cruz nem qualquer símbolo ritual ao entrar na roda e, em alguns casos, até mesmo as chamadas são evitadas.

História

É difícil definir com precisão quando surgiu a Capoeira Evangélica pois, ao que tudo indica, o movimento não teria originado de um único criador e se espalhado, mas teria surgido e se desenvolvido em locais, grupos e igrejas diferentes, conforme alguns capoeiristas foram se convertendo mas sem abandonar a nossa arte. Uma história nascida da soma de histórias pessoais.

Citado como um dos precursores do movimento pelo site da Eclésia - A Revista Evangélica do Brasil, Mestre Chocolate já era capoeirista quando se converteu em 1988, mas abandonou a capoeira por nove meses pois não via coerência entre o que viveu e o que presenciava no meio da capoeira e a nova vida que estava vivendo.

Mas Mestre Chocolate conheceu o ex-piloto de fórmula 1 Alex Dias Ribeiro, que na época era o líder da Atletas de Cristo, e com ele aprendeu a ver o esporte e a capoeira de uma forma diferente, como um presente de Deus.

No final de 1988, depois de procurar sem êxito algum grupo no Brasil com o qual se identificasse em seu novo modo de vida, começou seu trabalho ensinando capoeira e falando e Deus a garotos rebeldes e drogados.

No início, sem infra-estrutura e enfrentando muitas dificuldades dentro e fora do meio evangélico, mas logo em janeiro de 1989, já com academia, seu trabalho foi oficializado, nascendo assim a Associação de Capoeira Nova Visão.

Filhos de Jahveh - Arquivo do GrupoPor coincidência, foi também em 1988 que José Pereira, o Mestre Pantera se converteu.

Pantera já treinava capoeira desde 1978 no Grupo Angolinha, onde continua até então, mas foi em 1995, graças ao interesse e a curiosidade de amigos evangélicos, que foi criado o Filhos de Jahveh, um núcleo gospel que faz parte do Grupo Angolinha e treina nas dependências da Primeira Igreja Batista de Santo André.

Quem souber mais sobre a origem da Capoeira Gospel ou tiver qualquer informação sobre este movimento, antes de 1988, não pense duas vezes: deixe seu comentário, ou envie via e-mail (capoeiradevenus@gmail.com), para compartilhar-mos conhecimento.

Polêmica

Pelo que pude perceber pesquisando, a Capoeira Gospel vive no meio de um "campo de batalha", sendo atacada por ambos os lados. Tanto o lado da capoeira, sob acusação de abandono às tradições, quanto pelo lado da Igreja, que ao que me parece pode ser até mais dura.

No site Vivos!, entre definições sobre a capoeira e citações de textos bíblicos se entende claramente uma interpretação de que a Capoeira Gospel estaria fazendo a "comunhão da luz com as trevas".

Mas a Capoeira Gospel é uma semente plantada que, aos poucos, deve gerar cada vez mais tolerância e respeito entre capoeiristas e evangélicos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Quem é luz?
Quem é treva?
O texto sugere que manifestações culturais afro-brasileiras como a capoeira, praticada com a autenticidade de seus rituais afros está relacionada às trevas,ao nefasto. Tal visão é preconceituosa e fere um dos mandamentos básicos do cristianismo, que é o amor ao próximo. Amar o próximo significa respeitar as diferenças. Os povos africanos têm suas culturas, suas religiões e sua fé, e não é pelo fato de ser diferente, que não dever ser respeitado ou demonizado. Se minhas palavras não puderem ser publicadas, pelo menos que sirva de reflexão sobre a dimensão da palavra amor.
UM GRANDE ABRAÇO !

Irapuru Iru Pereira
Barra do Corda -MA
irapuruiru@hotmail.com.br

Ps.: postei como anônimo prq ñ consegui da outra forma

Anônimo disse...

Ola amados sou Elissandro dogrupo de capoeira Muzenza treino capoeira ha 12 anos, sou evangélico ha 11 anos, a muito venho procurando esclarescer a mim mesmo essa relação entre esporte e evangelho, sei das origens da capoeira e sua história, também conheço a biblia, mas ainda pratico capoeira e preciso de mais esclarecimentos.
Ao meu entendimeto até agora pratico capoeira como um Esporte e isso traz muito beneficio a minha saúde e não vejo maudade alguma nisso, soó q vejo a capoeira como um grande atrativo para Socialização e resocialização de jovens crianças e dultos, pricipalmente os que vivem errante por ai. Tenho aqui em cabedelo-PB um pequeno projeto com jovens assim e estou vendo muitos resultados na questão de educação obediencia e respeito, aliás há três jovens que ja estão congregando na mesma igreja q eu.
Gostei muito do seu comentário mas preciso de maisesclarecimento e, ficarei muito grato se vcs enviarem o q encontrarem tanto pro como contra esse assunto para mim.(sandrinhofsantos@hotmail.com)
Grato pela sua atenção,
Graça e a Paz de JESUS a todos

Venusiana disse...

Salve, Elissandro! Inseri links para minhas fontes no texto. Também sugiro que veja a entrevista que fiz com o Mestre Chocolate. http://capoeiradevenus.blogspot.com/2010/01/entrevista-com-mestre-chocolate.html
Para facilitar, vou lhe mandar todos os links via e-mail.
Abraço!

Anônimo disse...

Shalom Irmãos Capoerista,

Sou Cristão há 43 anos Pratico capoeira há 38 e tenho 52 de idade, comecei a pratica-la na Igreja Batista Sião em Salvador Bahia e não parei mais. Em 1976 e 1977 fui bi campeão baiano e bi campeão brasileiro no Rio de Janeiro e com outro titulos.Não estou mencionando esses titulos por vaidade, mas queredo informa-lhes que como atleta cristão que sou eu sempre fui luz e sal. Portanto queridos irmão continuo sendo Luz e sal praticando esse estorte tão belicuoso.
Sou empresário, tenho um trabalho social com capoeira recuperando socialmente meninos carntes e drogados e tambem ensino aos jovens e adultos da PIBB (Primeira Igreja Batista do Brasil em Salvador - Ba a qual sou membro.
Sou Mestre de capoeira e estou ganhando almas para Jesus com o nosso trabalho (Capoeira A LUTA DO LEÃO).

É Tremendo !

Que Deus nos abençõe !

Raimundo Carneiro
Mestre

Contato
email lutadoleao@yahoo.com.br
71 9912 0910
9112 7865
8625 7172

Venusiana disse...

Primeiramente ao Irapuru, para quem eu já havia respondido, mas minha resposta sumiu.
O meu texto tem caráter informativo, não estou me posicionando, apenas mostrando o que eu aprendi sobre capoeira evangélica, através de pesquisas e entrevistas. Concordo com algumas coisas que você diz, mas acho que religião é um campo muito delicado e fico feliz em saber que hoje há evangélicos capoeiristas, mesmo que eles ainda tenham algumas restrições. Vejo isso como um primeiro passo. E que outros passos venham!

Venusiana disse...

Salve, Mestre Raimundo! Quero lhe parabenizar pelo seu trabalho e lhe agradecer por ter deixado seus contatos pois, de vez enquando, alguém me procura perguntando onde pode encontrar algum grupo Cristão de capoeira. E até então eu não sabia de nenhum em Salvador.

Obrigada!

Mestre Raimundo Carneiro disse...

MESTRE RAIMUNDO CARNEIRO,

Shalom Irmã Venusiana,

Nós que somos cristão, temos que nos despreender de religião e sim levar uma bandeira que é Cristo, estou falando isso com muito amor em Jesus Cristo.
As vezes somos desinformado em alguns fatos que e nos tornamos estremamente religiosos.Biblicamente foi a religião que crucificou Jesus. Ele combateu muito as religiosos em seu tempo com homem e terminou morrendo por causa deles enbora isso fizesse parte dos planos de Deus. Nosso preconceito esta em todas as situações de vida,no nossa campo de fé tem algumas coias a compartilha com voce :
Voce sabia ?
Que todas musicas composta por Martinho Lutero (O pai do protestantismo)foram retiradas das casa noturnas francesa e dos folclores alemães, mas mesmo assim elas foram santificadas e nós louvamos a Deus com elas.
Voce sabia ?
Que a guitarra foi o unico instrumento que criado para louvar ao satanás no ritimo rock in holl, no entanto esse instrumento é usado para louvar a Deus na igrejas evangélicas.
voce sabia ?
Que o acarajé, o abará, o caruru, o vatapá, comidas tipicas principalmente da Bahia, foram criadas esclusivamente como oferenda de demônios, mas nós comemos, pois o diabo não criou nem ele mesmo, então é só orarmos e quebrar toda as maldições e comer e pronto, porque o diabo e ladrão quer roubar o que Deus nos deu.
Minha irmão há uns 40 anos atras os crentes só podiam luvar a Deus em coral e com musicas de compositores brancos e alemães (Hendel, Mendel, Back, Bethoven) e outros,e os outros ritimos eram heresias. Pergunto quem criou os ritimos ?
A capoeira é a única arte autênticamente lévitica, pois com ela nós cantamos hinos de louvor, dançamos em adoração e tocamos com unção ao nosso Deus e criador.

Entre no nosso( blogspot.lutadoleao.com ou no Facebook (Raimundo Carneiro Carneiro)
email lutadoleao@yahoo.com.br
Voce verá o nosso trabalho, comente nos respondendo via email.

Que Deus continue abençoado aqueles que lerem esse comentário.

Mestre Raimundo Carneiro disse...

Irmã Venusiana,

Desculpe por não ter tempo de corrigir alguns erros de portugues no texto acima, mas vale mais a intenção e a mensagem.

Grato,

Que Deus te abençõe e te guarde.

Mestre Raimundo Carneiro

Venusiana disse...

Mestre Raimundo, obrigada pelo comentário e por compartilhar conosco muito mais que apenas seu ponto de vista, mas também seu conhecimento.

negro lindo disse...

OLA! MESTRE RAIMUNDO

PARABENS PELA INICIATIVA DE ESTA LEVANTANDO A BANDEIRA EVANGELICA COM A CAPOEIRA SALVE O SENHOR

JESUS


ATENCIOSAMENTE

LINSMAR
MESTRADO

Andréia disse...

Bem, eu procurei pesquisar sobre capoeira, para poder explicar mais profundamenta à minha filhinha o porque de não termos esta prática por sermos cristãos. E diante de tantas páginas de capoeira evangélica, que se abriram, me veio uma profunda tristeza. Sou evangélica desde que pude compreender o amor do Senhor por mim, nasci em lar cristão evangélico, mas como sabemos somente nos tornamos salvos quando entendemos o plano do Senhor para nossas vidas e aceitamos seu sacrificio de salvação por nós.Bem, devido a tamanho amor pelo meu Mestre, me dediquei à obra do Senhor sem reservas, me formei em uma universidade secular e em um istituto teológico, sem reservas também me dedico à causa do Senhor, evangelizo um grupo de crianças de um bairro onde todo tipo de doenças sociais existem, faço um trabalho de evangelismo com meus "meninos" é assim que chamo os homossexuais com quem trabalho, prego e tudo que o Senhor me propoe eu digo sim, agora o que me entristeceu como disse , foi ler sobre ser capoeira e cristão ao mesmo tempo. Desde de muito nova, rsss , e isso faz um certo tempo, estudo sobre as obras do diabo nos últimos dias, e uma delas seria o espírito do engano disfarçado de "amigo", "correto", "inocente", " de boa fama", e neles se inclue as "formas de expressões dos povos" que se não é para honrar e louvar ao Único Deus , não devem ser praticadas por seus filhos tão amados. Me estranha, dizer que se discriminarmos uma forma de expressão estamos indo contra o maior dos mandamentos do Senhor, que é o amor. Como exemplo, vou citar um povo que não existe mais, porém eles tinham sua forma de expressão como os povos de hoje, esse povo se chamava ceutas, e sua forma de expressão , que vale ser lembrada é abominável ao Senhor nosso Deus, porém hoje ainda é praticada, não abertamente em alguns casos mas em outros o são ,e tomadas como inocêntes. Outro povo que se expressava de maneira peculiar e que desagradava nosso Deus foram os cananeus e o Senhor mandou, não pediu mandou que seu povo não as praticasse, e se o fizesse estariam separados de Sua Presença. Sabe , meus amados até um homem a quem admiramos profundamente, e que em lugar de Moisés entrou em Canaã, nosso bravo Josué( façam como quiserem mas eu e minha casa serviremos ao Senhor) foi enganado. Sabe, meus irmãos, eu aprendi em casa , e também com meu pastor desde muito pequena, que antes dos amigos, dos pais e até mesmo da palavra do pastor o Senhor dos céus e da terra é o Senhor sobre nossas vidas em tudo, e Sua palavra é soberana, e ela é clara como o céu limpo, ela não se contradiz e é fiel. Se eu praticava, ou pratico algo que desagrada ao Meu Pai, não existe "se", para ELE é não e para mim também. As minhas praticas, os meus gostos e os meus prazeres não devem ser aceitos por Deus, mas a vontade do Pai deve ser o meu prazer, isso em tempo algum foi fácil, e não o será agora, mas o meu maior prazer deve ser o de ser servo e fazer parte de um reino que não terá fim, Amém. Que Todo o Amor do Senhor Jesus esteja sobre suas vidas, e que o Espírito Santo de Deus os leve à todo compreensão necessária.

Anônimo disse...

oi eu sou capoeirista a 15 anos. tem pessoas ainda dizendo que capoeira é coisa do demonio isso é a mais pura mentira.quem faz a capoeira somos nos homens, isso ta no coraçao de cada praticante. se fosse assim todos os esportes seria coisa do demonio.acho maravilhoso quando um evangelico levanta a bandeira da capoeira, nao so a bandeira mas leva a capoeira a todos,e que é o mais importante falando de DEUS.sem ele nos nao somos nada. DEUS pediu para evangelizar a todos nao importa a forma.sou professor de capoeira e nao sou evangelico mas gosto dos trabalhos que todos fazem atravez da capoeira. meu nome é ligeiro.

Leonel disse...

Sou evangélico e mestre de capoeira.
POderia digitar linhas intermináveis sobre os versículos ou minhas posições, mas o que gostaria de deixar aqui é uma pergunta:
por que todos têm esta resistência contra a capoeira?
A capoeira é a cultura do meu povo. Está intimamente ligada à minha história e a história do meu país. Eu não sou judeu, sou gentio e tenho minha cultura e cosatumes próprios da minha terra. Jesus não invadiu o costume nem a cultura de ninguém. Basta lembrar da passagem do centurião. a grande maioria dos evangélicos demonstram esta posição contrária à capoeira, mas não em relação às outras lutas. Quero aqui esclarecer que quando chegam no dojô e /ou tatame, o praticante tem que fazer uma reverência a lugar nenhum ou a um quadro ou um símbolo, que nada mais é do que uma adoração à deus estranho(já perceberam nas lutas?) A capoeira externa seus sentimentos e é pautada numa linha literária conhecida por torvadorismo e nesta linha temos: cantigas(que são versos) de amigo, de escárnio/mal dizer, de louvação....
No tocante à louvação eu louvo a meu Deus.
"♫... Eu louvo a Deus tocando berimbau..." , como diz o salmo 150.
espero que tenha esclarecido, mas quelquer coisa dou do RJ e meu site é www.mestrebrizola.webnode.com.br. Visitem, mas por favor não postem comentários fariseus.

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO