domingo, 1 de novembro de 2009

Pastinha! Uma Vida pela Capoeira


Primeiro documentário sobre capoeira lançado após a retomada do cinema nacional, Pastinha! Uma Vida pela Capoeira foi relançado em DVD.

O filme
O documentário de Antonio Carlos Muricy retrata a vida do maior mestre da capoeira angola no século XX. A emocionante história de mestre Pastinha é contada pelos maiores mestres de capoeira e pelas maiores figuras da cultura da Bahia em sua época.

O filme conta com depoimentos do próprio Pastinha, de sua esposa Maria Romélia, e de grandes mestres, como João Grande, João Pequeno, Curió, Neco Pelourinho e Dr. Ângelo Decâneo, maior discípulo de Mestre Bimba. Há ainda entrevistas com Jorge Amado, Carybé, Pierre Verger, Roberto Freire, Ildásio Tavares, Muniz Sodré, e dos especialistas em Capoeira Prof. Carlos Eugênio Líbano Soares e Frede Abreu.

Nova versão
Lançado originalmente em VHS no ano 2000, Pastinha! Uma Vida pela Capoeira, agora em DVD, traz novidades em sua nova versão.

São 11 minutos de imagens adicionais, legendas em português, inglês, francês e espanhol, e três extras, com depoimentos do diretor Antônio Carlos Muricy, do professor Muniz Sodré, e do Dr. Ângelo Decâneo, que faz uma reflexão sobre a violência na capoeira.

O DVD conta também com fotos de Pierre Verger, desenhos de capoeira do próprio mestre Pastinha e uma participação especial do sambista Nélson Sargento, interpretando o samba "Héróis da Liberdade", de Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.

Trailler





Um comentário:

capoeirailedara disse...

Este documentário é muito bom e emocionante. apesar de demonstrar o desrespeito pelo qual o Grande Mestre teve em vida.

²Respondendo sua pergunta..ainda não vimos o filme do Besouro,aliás aqui pro Norte nem sei se vai passar, nenhum cinema se interessou ao que parece. Mas ainda espero que possamos ver nas telonas.

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO