segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mestre Bimba

Nascido em 23 de Novembro, Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, hoje estaria aniversariando, se estivesse vivo. Se seriam 110 ou 109 anos, não sei ao certo, pois ao pesquisar se encontram informações controversas a respeito do ano de nascimento.

Segundo a Wikipédia, Bimba nasceu em 1899, no site do filme Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada, consta 1900 como ano de nascimento, e as duas datas constam também em outros sites e livros.

Não é uma dúvida que surpreenda, já que antigamente era comum as pessoas serem registradas já grandes e, muitas vezes, com uma data de nascimento no documento que nem sempre era a data real. Acredito que possa ser este o caso do Mestre Bimba.

Filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim, Manoel nasceu no bairro de Brotas, em Salvador, e recebeu apelido de Bimba, que se refere ao órgão genital masculino, por causa de uma aposta feita entre a sua mãe e a parteira, que dizia ser um menino.

Bimba e a Capoeira
Manoel começou a treinar capoeira aos 12 anos na Estrada dos Boiadeiros no bairro da Liberdade, e seu primeiro mestre foi o africano Bentinho capitão da Companhia de Navegação Baiana. Em 1918, Bimba começou a dar aulas.

Acreditando que a capoeira tinha que se renovar para não se perder, Bimba desenvolveu um novo estilo de capoeira, com método de ensino próprio e rituais como Batizado, Formatura e Especialização. Assim, em 1929, foi criada a luta regional baiana, conhecida mais tarde como Capoeira Regional.

Sua primeira academia foi fundada no início da década de 30, sendo expedido o alvará de funcionamento em 1937, o primeiro alvará para uma academia de capoeira. E em 1946 foi feita a primeira apresentação de capoeira.

Em 1953, Mestre Bimba se apresentou para o então presidente Getúlio Vargas, que declarou ser a capoeira o único esporte verdadeiramente nacional.

Sem ter apoio e o merecido reconhecimento na Bahia, o mestre mudou-se para Goiás, em busca de novas oportunidades, mas suas expectativas não foram realizadas e, em fevereiro de 1974, mestre Bimba faleceu após sofrer um derrame cerebral.

Em um reconhecimento póstumo, em 12 de Junho de 1996, a Universidade Federal da Bahia, concedeu, por unanimidade o título de Doutor Honoris Causa a Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO