quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Capoeira: Patrimônio do Rio de Janeiro


Amanhã, dia 20, dia da Consciência Negra, a Capoeira será tombada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A cerimônia será no Monumento em homenagem à Zumbi dos Palmares, localizado na Praça Onze.

O tombamento é resultado da proposta apresentada pelo deputado estadual Gilberto Palmares, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, pelo Projeto de Lei 2414/2009, atendendo a uma solicitação da Liga de Capoeira do Estado, com o objetivo de preservar a nossa arte.

Tentei, mas não consigo ver com bons olhos esta notícia. Para mim é o mesmo que dizer que a capoeira pertence ao Rio de Janeiro.

Ainda comentei com o Mestre Paulão, no Berimblog (que aliás é um excelente blog e eu recomendo), que me disse sobre a capoeira ter suas peculiaridades em cada região, e a importância de preservar essas peculiaridades, mas ainda não vejo no projeto nenhuma peculiaridade destacada, mas sim a capoeira como um todo.

Não me convenci de que é bom. Quem discordar e quiser tentar me convencer, fique à vontade.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO