terça-feira, 10 de novembro de 2009

2009, o ano de Besouro


Depois do lançamento do curta-metragem Pernas Para Voar, e do longa Besouro, o grande capoeirista baiano ganha mais uma homenagem. Amanhã, dia 11, às 18h, será lançado o livro Besouro Cordão de Ouro - o Capoeirista Justiceiro.

A obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado de José Gerardo Vasconcelos no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Mestre e Doutor em Sociologia e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Geraldo foi a Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, levantar documentos e coletar depoimentos de contemporâneos e discípulos de Besouro (1892 – 1924). Gerardo encontrou pelo menos três versões para o nascimento e 10 para a morte do herói, cuja história é cercada de lendas. A versão mais aceita é de que o capoeirista foi assassinado a mando de um coronel.

Segundo o autor, Besouro agia em defesa dos desfavorecidos em uma Bahia ainda dominada por coronéis fazendeiros. Tinha tamanha habilidade que parecia voar durante as lutas e, graças aos orixás, tinha o corpo fechado e fama de invencível.

O evento

O lançamento do livro faz parte da programação II Festival UFC de Cultura. Na solenidade, a obra e o autor serão apresentados pelo mestre de capoeira angola Armadinho (Armando Teixeira Leão), graduando em História pela UFC, coordenador do Grupo de Estudos dos Trabalhadores Livres e Escravos da Colônia, do Departamento de História da UFC, Coordenador da União de Negros pela Igualdade (UNegro) e ogan de candomblé do Ylê Axé Omo Fifé.

O evento será no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O endereço é avenida da Universidade, 2853, Benfica, Fortaleza. Mais informações pelo telefone (85) 3366-7300.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO