sábado, 17 de outubro de 2009

A mulher nas músicas de capoeira


Um evento programado para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Alagoas, vai abordar o tema A mulher nas músicas de capoeira.

As cantigas de capoeira, geralmente de domínio público, são transmitidas oralmente por várias gerações. Essas canções passam variadas mensagens, louvam à Deus, relembram folclore e lendas populares, homenagem personagens históricos, como Zumbi dos Palmares e, entre outros temas, também nos mostra dados importantes sobre as relações de gênero e o papel que a mulher tem desempenhado nos círculos capoeiristas. É este o ponto de partida do evento, que contará com palestras, rodas, aulão, dança afro e maculelê.

O evento será no SESC Poço, na rua Pedro Paulino, 40, Poço, em Maceió. Mais informações pelos telefones (0xx82) 2123-2440 e (0xx82) 8831-5574. Os interessados devem comparecer de Abadá branco.

2 comentários:

jacaranda disse...

legal esse evento

essa e exatamente um ponto que eu sempre tento trabalhar na capoeira... a presenca da mulher e os papeis que ela desempenha dentro e fora da roda de capoeira

valeu valeu valeu

muito axe

fica na paz.

Venusiana disse...

Muito legal essa preocupação principalmente quando ela vem dos homens!

É algo que eu, como mulher, vejo que ainda tem muito o que evoluir. E é muito legal ver que tem pessoas trabalhando pra isso!!

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO