quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Escola de Mestre Bimba


A metodologia de ensino e a ação pedagógica de mestre Bimba no ensino da capoeira é o ponto de partida do livro Capoeira Regional: A Escola de Mestre Bimba, resultado da tese de doutorado de Hellio de Campos, o mestre Xaréu.

Discípulo de Bimba, mestre Xaréu utilizou pesquisas, entrevistas, observações e seu próprio conhecimento e experiência para desenvolver o livro, que conta com 306 páginas, é ilustrado com fotos, algumas inéditas, e foi editado pela Editora da Universidade Federal da Bahia com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Centrada na figura carismática de Bimba, a obra resgata uma faceta singular da história da capoeiragem baiana, valorizando, sobretudo o mestre de capoeira que, através da oralidade, preserva arte, a educação e a cultura de um povo.

Os interessados podem adquirir o livro pelo valor de R$ 48,50, que já inclui despesas postais. Encomendas e mais informações com o próprio autor pelos e-mails: hjbcc@lognet.com.br e helliocampos@gmail.com.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO