domingo, 19 de julho de 2009

Retratos de Cultura e Resistência


Está em cartaz no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a exposição fotográfica Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência, que retrata o cotidiano e a cultura de onze comunidades quilombolas em diversos estados brasileiros.

A mostra é resultado do trabalho do fotógrafo e documentarista André Cypriano.

As imagens integram um projeto que resultou em um documentário e em um livro realizados a partir da vivência nas comunidades negras remanescentes dos quilombos localizados em Cafundó (SP), Itamatatiua (MA), Oriximiná (PA), Kalunga (GO), Mocambo (SE), Rio de Contas - Barra do Brumado (BA), Conceição dos Caetanos (CE), Tapuio (PI), Curiaú (AP), Mumbuca (TO) e Campinho da Independência (RJ).

No Brasil existem, atualmente, cerca de três mil comunidades quilombolas. Originárias dos quilombos formados por negros alforriados ou que fugiam da escravidão, essas comunidades são, ao mesmo tempo, símbolo de resistência e espaço de preservação da cultura e das tradições de origem africana, em diversos aspectos, como culinária, vestuário, danças, religião e agricultura.

Com curadoria de Denise Carvalho, além das fotografias de Cypriano, a exposição traz dois mapas produzidos por Piero Pucci Falgetano e Diego Pascoal Beneditos.

A mostra fica em cartaz até 18 de outubro de terça a domingo, das 10h às 18h. O museu Oscar Niemeyer fica na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, Paraná. Mais informações pelo telefone (0xx41) 3350-4400, ou no site do museu.

Um comentário:

capoeirailedara disse...

Olá, o batizado foi adiado, em decorrência de um evento que terá aqui.. o mestre achou melhor adiar para que não houvesse conscidência de datas. Quandot iver a data certa eu publicarei no blog e vc poderá colocá-la aqui tbm, sem problemas..
bj!

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO