segunda-feira, 15 de junho de 2009

Parque Memorial Quilombo dos Palmares


Há quem diga que a capoeira nasceu no Quilombo dos Palmares e, embora não se tenha informações precisas a respeito, não tenho dúvida de que todo capoeirista deveria conhecer (e, se Deus quiser, um dia eu vou) a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, em Alagoas. Cenário do maior e mais importante quilombo de todas as Américas, é um ótimo lugar para aprender, fora dos livros, mais sobre a história de luta dos negros pela liberdade.

Hoje, na Serra da Barriga, encontra-se o Parque Memorial Quilombo dos Palmares que, inspirado nas referências históricas, reproduz o estilo de vida existente na época dos quilombos, incorpora interpretações e as expressões culturais afro-brasileira e indígena, e instiga os visitantes à reflexão. A língua e os costumes africanos estão presentes desde a entrada, recebendo os visitantes com um Oku Abo (bem-vindos), e por todo o parque, que é o único com essa temática em toda a América Latina.

Mirantes com vistas privilegiadas, que serviam de observatórios para os negros, são um dos atrativos do parque, que também possui ocas indígenas, casa de farinha, terreiro de ervas, casa do campo santo, árvore sagrada, lagoa, e um restaurante, onde os visitates podem experimentar pratos que eram produzidos e consumidos pelos quilombolas quando chegaram à Serra da Barriga, em 1597, sob a liderança da princesa Aqualtune, avó de Zumbi.

Quem quiser saber mais, acesse o site do parque, que é bem completo e fala desde a história do Quilombo dos Palmares, até como chegar no parque e onde se hospedar.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO