sábado, 30 de maio de 2009

O passado da capoeira no Pará


A política da capoeiragem - A História Social da Capoeira e do Boi-Bumbá no Pará Republicano (1888-1906), é o título do livro do professor Augusto Leal, com lançamento marcado para 02 de junho, às 18h30, no auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Dividido em três capítulos, o livro faz um relato sobre capoeira no Brasil no início do século XX, com foco no Pará e nas peculiaridades da capoeira na região. A obra mostra também a relação da capoeira com o Boi-bumbá e a capanagem, além de revelar a participação da capoeiragem na implantação da República no Brasil e as campanhas repressivas à capoeira e à "vagabundagem" na cidade de Belém. No fim do livro consta uma lista com todos os capoeiristas do Pará antes da década de 70.

Juntamente com o lançamento do livro, haverá também uma homenagem ao Mestre Virgílio, de Ilhéus, comemorando os 65 anos dedicados à capoeira no Sul da Bahia.

A Universidade Estadual de Santa Cruz fica na BR-415, Rodovia Ilhéus/Itabuna, km 16, Ilhéus - BA. Mais informações pelo telefone (0xx73) 3680-5027.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO