quarta-feira, 1 de abril de 2009

Na luta pela pensão para os antigos mestres


Diretores da Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA) se reuniram ontem, na Assembléia Legislativa da Bahia, com deputado estadual Yulo Oiticica - PT, para entregar ao deputado documentos com subsídios para a criação da Lei de Registro do Patrimônio Vivo na Bahia. É o início à luta pela pensão vitalícia dos antigos mestres de capoeira.

Depois de toda uma vida dedicada à cultura popular afro-brasileira, muitos mestres são reverenciados atualmente mas, na prática, têm dificuldades de sobrevivência. O Plano de Salvaguarda da Capoeira, elaborado pelo Governo Federal por ocasião do registro da capoeira como Patrimônio Imaterial Brasileiro, prevê o reconhecimento do notório saber dos antigos mestres e a concessão de um plano de previdência especial para os mesmos mas, até o momento, nada foi feito pelo Governo Federal para colocar em prática o que está no papel. Em âmbito local, porém, Lei do Registro do Patrimônio Vivo já oferece pensão aos nomes da cultura popular nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará, valorizando o trabalho de disseminação e preservação cultural.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO