quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cuide bem da sua coluna


Tem gente que até parece, mas ninguém tem coluna de borracha. E se tem uma coisa que ninguém merece é dor nas costas. Por isso eu trouxe algumas dicas de como cuidar dessa parte fundamental do corpo da qual os capoeiristas exigem ainda mais do que a maioria das pessoas.

Postura
Todo mundo sabe que uma boa postura pode prevenir em grande parte as dores nas costas mas, quando se fala em boa postura, a primeira coisa que se pensa normalmente é em uma postura elegante, pomposa, mas não é exatamente aí que está o mais importante.

Manter os joelhos em posição levemente mais elevada do que o quadril ao sentar-se, subir em um banco ou escada para pegar um objeto posiciondo acima de seus ombros, flexionar os joelhos e manter os pés apoiados no solo ao levantar um objeto, e dormir com um travesseiro embaixo dos joelhos, quando de barriga para cima, ou entre os joelhos, quando de lado, são algumas dicas que ajudam muito na postura evitando sobrecarga da coluna.

E mais
Outras dicas importantes são não fumar, pois a nicotina prejudica o fluxo sangüíneo pela região da coluna, e controlar o peso corporal, pois quilos a mais sobrecarregam a coluna.

Em caso de dor contínua, quando há irradiação para as pernas ou quando a dor é resultado de uma queda, é fundamental procurar um médico.

Fontes:
Portal da Coluna
Coluna.com

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO