sábado, 21 de março de 2009

Fora o Racismo


Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data foi instituída em 1969 pela ONU, Organização das Nações Unidas, em referência ao massacre ocorrido em Shaperville, na África do Sul, em 21 de março de 1960.

Cerca de cinco mil manifestantes, entre eles homens, mulheres e crianças, se reuniram em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Joanesburgo, e marcharam em um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava negros e negras a andarem com cartões de identificação que estabeleciam os locais que eles poderiam ou não passar ou frequentar.

A polícia, representando o regime Apartheid, conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 negros e cerca de 180 ficaram feridos.

Esse episódio trágico chamou, pela primeira vez, a atenção da opinião pública mundial sobre a questão do Apartheid e os horrores realizados na África do Sul em nome desse regime racista.

Muito mais do que homenagear as vítimas do massacre, a instituição desta data como dia de combate ao racismo propõe uma reflexão mais intensa sobre a discriminação racial. No Brasil, em especial, onde a discriminação muitas vezes é mascarada, é necessário muito mais atenção para não deixar que atitudes racistas passem desapercebidas e, assim, possam ser consideradas normais no nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO