segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Roda de Tiririca

Às vezes eu faço uma pesquisa e um assunto interessante me leva a outro, que me leva a outro. Foi assim que eu ouvi falar nas Rodas de Tiririca, também conhecidas como Jogo de Pernada. Um assunto interessante para um post especial de Carnaval pois está vinculado às origens do samba e carnaval paulista.

As rodas de tiririca eram rodas de batucadas promovidas por engraxates, carregadores de cargas e vendedores de banana, na Barra Funda, Praça da Sé ou do Largo da Bananana, na cidade de São Paulo, entre as décadas de 30 e 50. Utilizando os próprios instrumentos de trabalho, como as latinhas de graxa, as escovas, as garrafas d'água e os caixotes, eles faziam a música para acompanhar o jogo da tiririca, uma capoeira jogada ao som do mais puro samba paulista.

Os movimentos dessa "capoeira sambada" originaram passos de samba atuais, e por essas rodas passaram grandes nomes do samba e do carnaval paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Germano Mathias.

O estranho é que não achei absolutamente nada sobre isso em nenhum site de capoeira, apenas em sites que falavam sobre samba. Então, não só pra lembrar o carnaval, mas também para preencher a lacuna, o assunto agora está aqui.

Atualizado em 24 de outubro de 2010:
Hoje já vejo a Tiririca bem mais falada do que quando escrevi este post, pouco mais de um ano e meio atrás. E estou aqui para dizer também que postei dois dias atrás um vídeo muito interessante sobre o assunto. Se você ainda não viu, acesse o post: Vídeo: Tiririca - A Capoeira Paulista. Espero que gostem.

3 comentários:

ANTONIO MARCOS DACOSTA disse...

Em Sampa a tiririca, esta ligade de corpo e alma ao samba, tem estudos que mostram como era jogada ja no século IXX nas rodas de samba rual em Pirapora do Bom Jesus e na capital, nas ruas Direita, Largo da Banana, Largo do peixe e outros lugares aonde se reuniam os negros.
E uma capoeira, mais jogada em pé mas tão boa comoa as outras

Carlos disse...

Veja nestes sites de capoeira comentários sobre a tiririca.
http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=13170&id_noticia=3

http://www.portalcapoeira.com/Publicacoes-e-Artigos/capoeira-pernada-a-tiririca-na-terra-da-garoa

Venusiana disse...

Obrigada pela contribuição, Carlos. O texto do Portal Capoeira eu já tinha visto, porém ele foi publicado no dia seguinte ao meu post, o que até me fez voltar ao assunto dois dias depois e recomentar o texto no post seguinte. Se puder, dê uma olhada.
Abraços

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO