segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Entre a cruz e a vassoura


Hoje é dia de Iemanjá, mas o assunto aqui não é só religião, é também de ecologia.

Segundo o A Tarde On Line, Instituto Nzinga de Capoeira Angola lançou uma campanha que incentiva a substituição de algumas oferendas lançadas ao mar, como bonecas de plástico, sabonetes e espelhos, por produtos biodegradáveis, que se decompõem naturalmente no meio ambiente.

Com o slogan “Iemanjá protege a quem protege o mar”, a campanha propõe "introduzir na tradição da oferta de agrados a preocupação com a poluição marinha, diferenciando o presente do lixo", conforme informou a coordenadora pedagógica do Instituto Nzinga de Capoeira Angola, Lígia Vilas Boas, ao A Tarde On Line.

Mas aí está: "Lixo?"

O fato é que a iniciativa causou polêmica pois os devotos da divindade defendem que cada presente tem sua razão e seu significado.

Eu achei muito legal a iniciativa do Grupo Nzinga, mas chamar as oferendas de lixo não foi nada simpático. Quando um assunto diz respeito à crenças é importante ter muito tato.

Mas eu acho que esse episódio tem tudo para ser muito positivo, se os dois lados abrirem um pouco a cabeça. Os devotos para refletir sobre a possibilidade de substituir a oferta por uma ecologicamente correta, quando for possível fazê-lo sem alterar seu significado. E o grupo para ter mais cuidado ao se posicionar e ao se expressar em determinados assuntos. Pois como diz o ditado, religião não se discute.

Um comentário:

Cristiane Ferreira disse...

boa idéia mesmo!!
eu toparia dar uns sabonetinhos ao invés de espelhos!!

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO