quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Artes Marciais na grade curricular


Está em análise na Câmara dos Deputados o O Projeto de Lei 4254/08, que inclui a disciplina Artes Marciais e Defesa Pessoal na grade complementar do currículo dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. A proposta define que a mudança deve respeitar o conteúdo programático, os níveis de cada ensino e série e sua carga horária.

O deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), autor do projeto, argumenta que as artes marciais preparam física e socicologicamente os cidadãos para o dia-a-dia e para lidar com situações de risco e stress elevado. O deputado acrescenta que vários estudos já comprovaram a validade da prática de artes marciais, como a capoeira e o tai chi chuan, na formação física e na modelação de determinadas características pessoais. Ele destaca a superação de limites, o convívio em grupo e a capacidade de concentração como algumas características que podem beneficiar o processo educativo.

Além da introdução de valores importantes na formação dos alunos, Ilderlei Cordeiro considera também importante a contribuição das artes marciais na prevenção da violência, pois, segundo ele, é importante que nossas crianças e jovens aprendam a se portar preventivamente ou, se forem obrigados, a reagir eficientemente em defesa da própria vida e da de terceiros".

O Deputado também argumenta que o estudo de Artes Marciais e Defesa Pessoal pode revelar novos talentos para o esporte brasileiro, além de gerar emprego para um número altamente significativo de profissionais da área.

A proposta foi distribuída para as comissões de Educação e Cultura, e Constituição e Justiça e de Cidadania, estando sujeita à aprovação de ambas.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO