segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Coleção sobre Capoeira será lançada dia 17


A editora Novas Idéias, lançará no dia 17, às 19h, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, os dois exemplares de estréia da coleção Capoeira Viva, a primeira coleção dedicada exclusivamente à capoeira.

A coleção Capoeira Viva é composta por uma série de livros histórico-etnográficos adaptados de teses e dissertações acadêmicas. Foi criada para facilitar o acesso a importantes estudos e pesquisas sobre o tema, trazendo ao público a riqueza desta manisfestação cultural e abordando questões que remetem aos primórdios da cultura brasileira.

No primeiro volume, A capoeira no Rio de Janeiro 1890 – 1950, a autora Izabel Ferreira, mestre em Ciências Sociais e especialista em Sociologia Urbana, fala sobre a implantação da República e seus reflexos na capoeira, que passou a se revestir com uma imagem mais adequada ao ideal nacionalista da época, ou seja, como arte genuinamente brasileira ou como luta nacional.

Já no segundo livro, A arte da negociação – A Capoeira como Navegação Social, o  professor universitário e doutorando em Ciências Sociais, Bernardo Conde, traça o panorama de um mundo a parte, que inclui todo o universo que circunda a capoeira - samba-de-roda, maculelê, candombé, malícia, mandinga, etc - e focalizando dentro deste mundo a formação da identidade do capoeirista.

Além da noite de autógrafos, o lançamento da coleção terá exibição e roda de capoeira. Os exemplares custam R$ 25 cada, porém terão preço especial na noite de lançamento. O endereço do planetário é Rua Padre Leonel Franca 240 - Gávea, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Quem faz o Capoeira de Vênus

Venusiana
Meu nome de verdade é Neila, no espelho, alieN, o que é só mais um motivo dessa brincadeira espacial. Adoro ler e escrever, por isso me formei jornalista. E foi fazendo estágio de jornalismo que tive meu primeiro contato com a capoeira e me apaixonei. Comecei a treinar na Escola de Capoeira Armagedon, com o Mestre Del, e hoje sou pré-estagiária do grupo. Ainda tenho muito o que aprender sobre capoeira, por isso não fiz esse blog para ensinar nada a ninguém, apenas para trocar informações sobre essa arte maravilhosa. Deu tão certo que hoje escrevo também a coluna Capoeira Mulheres, no Portal Capoeira.

Meu e-mail: capoeiradevenus@gmail.com
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO